Connect with us

Cultura

THEM OR US! QUANDO A FICÇÃO CIENTÍFICA SE JUNTA À REALIDADE SOCIAL E POLÍTICA

Published

on

A segunda grande exposição do ano na Galeria Municipal do Porto tem início marcado já para esta sexta-feira. O principal objetivo é promover o pensamento crítico e a opinião sobre a sociedade atual, tendo por base a máxima do cineasta russo Alexander Sokurov: “em história falamos do que aconteceu, na arte falamos do que poderia ter acontecido”.

Them ou Us! é uma exposição de arte contemporânea, um projeto de ficção cinetífica, social e política que reúne obras de diferentes áreas produzidas por mais de 90 autores nacionais e internacionais.

É uma exposição que pretende relacionar o passado e o futuro para assim apresentar uma versão do presente.

Num mundo onde se estão a erguer novamente muros e o medo em relação a outros, este projeto tenta medir a tolerância de cada um perante identidades exteriores, “Pode ser um invasor territorial – como um refugiado, um terrorista ou mesmo um turista –, alguém que passa uma fronteira. Mas também pode ser um invasor biológico, como um vírus ou bactéria que entra no nosso corpo. O campo é aberto a essas várias leituras”, afirma Paulo Mendes, curador da exposição.

O projeto vai utilizar como máquina conceptual a ideia de “invasor” em todas as suas possíveis formulações, a criação do medo “do outro”, tudo isto consequência da invasão dos territórios  pelos refugiados, terrorista ou até mesmo turistas, da invasão biológica do mundo por novos vírus, contaminações e mutações contemporâneas que alteram o corpo primitivo.

A abertura da exposição vai ser acompanhada pelo lançamento de um livro que contêm um conjunto de ensaios sobre o mesmo tema.

A inauguração da exposição acontece no dia 2 de junho pelas 21h30 e vai prolongar-se noite dentro com concertos de Von Calhau! e Twin Girls and Wild Boys, seguidos de performances com António Caramelo e Hugo Almeida Pinho, e a colaboração de António Lago e Joclécio Azevedo.

Them or Us! vai ficar na Galeria Municipal até dia 13 de agosto. Conta com visitas de terça a sábado das 10h às 18h, com entrada gratuita e visitas guiadas ao sábado, às 16h.