Connect with us

Educação

PORTO BUSINESS SCHOOL DEBATE OS NOVOS DESAFIOS DO TURISMO

Published

on

No momento em que Portugal ocupa o 13.º lugar no ranking de países com maior excedente turístico no mundo, em 2013, segundo dados da OMT – Organização Mundial do Turismo, a PBS promove a análise do que mudou no negócio do Turismo em Portugal e os desafios que estas mudanças representam.

A adaptação do turismo aos novos mercados, destinos e pontos de interesse, a resposta do setor a públicos cada vez mais heterogéneos e exigentes e o papel do marketing no processos de captação de turistas são pontos de ordem na agenda da conferência. A abertura está a cargo de Álvaro Carvalho, vice-presidente da CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Os vários painéis focam as diferentes áreas do setor: a distribuição, a acessibilidade, nomeadamente companhias aéreas, as unidades hoteleiras e eventos/atividades de atração. Neles são apresentados casos particulares de empresas que operam nos setores, como a Travelport, TAP, Ryanair, ANA – Aeroportos de Portugal, APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, Pestana Hotels & Resorts, Hoti Hotéis, Fundação de Serralves e Douro Azul, e que marcam presença na sessão.

Nuno de Sousa Pereira, Dean da Porto Business School, e Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo são os responsáveis pelo encerramento da conferência.

Portugal fechou o primeiro trimestre de 2014 com uma subida de 5,9% nas receitas turísticas, quando comparadas com o mesmo período de 2013, o que revela um significativo crescimento no setor do turismo. O número de turistas aumentou em 7,1%, para os 1,29 milhões, registou-se um aumento de dormidas em 4,2% e os hóspedes aumentaram em 6,1%, segundo os dados divulgados pelo Turismo de Portugal.

Em termos de supéravit na balança do turismo internacional, Portugal apresenta um resultado positivo de 6 mil e 100 milhões de euros, o que corresponde a 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e que demonstra a importância desta atividade económica para o desenvolvimento do país.

O programa completo e mais informações sobre a Conferência podem ser consultados aqui.