Connect with us

Educação

ShARE-UP desafia universitários a criarem soluções para os jovens portuenses

Published

on

O tema da primeira edição foca-se nos “Jovens”, de modo a associar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela Organização das Nações Unidas. A Do Well Do Good Challenge procura soluções inovadoras e sustentáveis que otimizem o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto (CMP) na área da Juventude.

De 23 de março a 1 de abril, vão estar em competição 15 equipas constituídas por três a quatro estudantes da Universidade do Porto (UP). O evento vai decorrer virtualmente, através de uma plataforma especialmente adaptada ao formato, tal como refere o comunicado a que o JUP teve acesso.

Durante os primeiros quatro dias, os participantes vão ter a oportunidade de frequentar ações de formação de Análise de Dados, Gestão de Projetos e de Habilidades de Pitching. Ao longo de toda a competição, os estudantes são acompanhados por formadores de empresas como a McKinsey e a Bial.

Cartaz de Divulgação

Posteriormente, as equipas vão ser desafiadas a resolver um caso de estudo em 36 horas, apoiadas por um programa de mentoria desenvolvido especificamente para cada equipa. O exercício é proposto pela Câmara Municipal do Porto. Depois desta etapa, cinco equipas passam para a última fase da competição.

Na final de 1 de abril, os finalistas vão apresentar os seus projetos a um júri composto por representantes da Porto Business School, da UP e da CMP. A equipa vencedora, ao longo de dois meses, vai ter a oportunidade de desenvolver a sua iniciativa em parceria com a ShARE-UP e o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Porto. Além disto, ainda recebe um prémio monetário, de modo a suportar os custos do projeto.

As inscrições arrancaram ontem (segunda-feira) e estão abertas até ao dia 14 de março, através do site oficial da competição. A organização agendou uma sessão de esclarecimento para o dia 8 de março, às 18h00.

Artigo escrito por: João Múrias