Connect with us

Desporto

MAIA OLÍMPICA EM 2014

Published

on

Do futebol à ginástica, do andebol ao voleibol, da natação ao automobilismo, dos desportos adaptados aos desportos radicais, todas as modalidades vão passar pela Maia. Serão cerca de 200 eventos desportivos, num investimento de 700 mil euros, que farão do município maiato, uma das cidades europeias do Desporto em 2014.

A ACES Europe (Associação de Capitais Europeias do Desporto), em parceria com a Comissão Europeia, distinguiu a cidade nortenha devido a um conjunto de fatores que nos últimos anos fomentaram a prática desportiva no concelho. “A Maia tem uma boa organização desportiva, infraestruturas de grande qualidade, a favor dos cidadãos, combinando vários sistemas, o público, o privado, a escola e a faculdade, pontos fundamentais para ter sido escolhida”, explicou Gian Francesco Lupatteli, presidente da ACES Europe, no momento da eleição, em Julho do ano passado.

Para Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia, o título de Cidade Europeia do Desporto é “o reconhecimento de um trabalho impar elaborado ao longo das últimas três décadas, quer na construção de equipamentos, quer nas políticas de fomento das práticas desportivas”. Atualmente, a Maia possui cerca de 80 estruturas municipais ligadas ao Desporto, dos quais se destaca o Estádio Municipal, onde vão decorrer as provas de Futebol e Atletismo.

A par das infraestruturas, Hernâni Ribeiro, salienta a ligação que a cidade tem a algumas modalidades: “temos bastante tradição em alguns desportos, como na ginástica e o ciclismo”, referindo-se a associações como a União Ciclista ou o Acro Clube da Maia, entre outras, que ao longo dos últimos anos têm vindo a dar cartas a nível nacional. Mas para além das modalidades com as quais os Maiatos estão mais familiarizados, no programa de atividades figuram ainda desportos praticamente desconhecidos para o público local, como é o caso da Orientação ou do Corfebol.

De todo o cartaz deste ano, destacam-se os 64 eventos de âmbito internacional. Desde provas da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, até à Final Four da Taça de Portugal em Andebol, passando pela Volta a Portugal em Bicicleta, a Maia espera atrair milhares de atletas e adeptos. Um dos eventos mais esperados decorre no final deste mês. Nos dias 24 e 25 de Março, grandes nomes do treino desportivo, como André Villas Boas, Paulo Bento, Manuel José ou Jorge Braz, vão ocorrer à Maia para participar no Fórum Nacional de Treinadores de Futebol e Futsal.

Para Hernâni Ribeiro, a organização da Cidade Europeia de Desporto tem três objetivos principais: “Incutir a prática desportiva nos cidadãos, de forma a aumentar a qualidade de vida, aumentar o nível de competitividade das associações locais através do exemplo dos atletas que este ano vão passar pela Maia e aumentar a coesão social, algo muito importante numa cidade que tem vindo a crescer demograficamente nos últimos anos”. Para além disso, o Vereador do Município da Maia espera ainda que a iniciativa sirva para dinamizar o desporto adaptado junto dos clubes locais. Por último, Hernâni Ribeiro não nega que o reconhecimento internacional traz notoriedade e visibilidade às atividades locais.

 

Campeonatos Universitários na Cidade Europeia

Em abril, os estudantes-atletas de todo o país vão competir na Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s). De 7 a 12 de abril, no âmbito da iniciativa Cidade Europeia do Desporto, a Federação Académica do Porto (FAP) em parceria com a Câmara Municipal e com o Instituto Superior da Maia, vai organizar aquela que é considerada a maior festa do desporto universitário a nível nacional. No final de fevereiro já estavam a ser executados os últimos passos na organização do evento, que se vai concentrar no Complexo Desportivo Central da Maia. “Os estudantes vão encontrar um programa que vai para além do Desporto”, adiantou o vereador sobre o ambiente que o Municipio pretende proporcionar aos atletas universitários.

Os CNU’s 2014 vão concentrar na Maia as modalidades de Andebol (f/m), Basquetebol (f/m), Futebol 11 (m), Futsal (f/m), Rugby 7s (m) e Voleibol (f/m). A prova vai integrar ainda as competições diretas de Hóquei em Patins (f/m), Rugby 7s (f) e Corfebol (Misto). As Fases Finais Concentradas, que resultam de três zonas de apuramento, Lisboa, Porto e Nacional, vão contar com a presença de mais de 2000 atletas nos 6 dias de competição.

No ano passado, a fase final dos CNU’s foi organizada pela Universidade da Beira Interior, na zona da Cova da Beira. Nesse evento a Universidade do Porto foi bronze no Rugby 7s feminino, no Voleibol masculino (onde o IPP venceu a medalha de ouro), no Andebol feminino e no Atletismo de Estrada, onde também venceu uma medalha de Prata. Sagrou-se ainda vice-campeã no Hóquei em Patins masculino, depois de perder frente à Académica de Coimbra numa final decidida no prolongamento. Este ano, talvez o fator “casa” beneficie os atletas portuenses.

 

Espanha e Itália dominam o desporto europeu

Desde 2001 que a ACES (Associação de Capitais Europeias do Desporto) e a Comissão Europeia elegem anualmente uma Capital do Desporto e várias cidades europeias do Desporto. A primeira cidade a receber a distinção máxima da associação comunitária foi Madrid. Este ano a honra cabe a Cardiff (capital gaulesa), e para o ano será Turim, palco dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2006.

Até ao momento nenhuma cidade portuguesa foi considerada Capital do Desporto pela ACES, apenas a Maia (este ano) e Guimarães (em 2013) receberam o título de Cidade Europeia do Desporto. Para o próximo ano é candidata ao mesmo reconhecimento, a cidade algarvia de Loulé.

Apesar destas duas distinções, Portugal mantem-se bem longe dos grandes centros europeus, nomeadamente Itália e Espanha, que têm vindo a dominar as nomeações da ACE’s e que ao longo dos últimos anos se afirmaram como um exemplo a seguir no que toca a políticas e práticas desportivas. Desde 2001, a europa já assistiu a 3 Capitais espanholas (Madrid 2001, Alicante 2004 e Valencia 2011) e 2 Italianas (Milão 2009 e Turim 2015). Para além disso, 22 cidades italianas e 14 espanholas já receberam o título de “Cidade Europeia do Desporto”, agora entregue à Maia.

 

Calendário Maia Cidade Europeia do Desporto

Prova da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática 7 a 9 de Março
Fórum Nacional de Treinadores de Futebol e Futsal 24 e 25 de Março
Campeonatos Nacionais Universitários 7 a 12 de Abril
Final Four Taça de Portugal em Andebol 12 e 13 de Abril (Data Provisória)
Campeonato da Europa de Futebol de 7 para pessoas com Paralisia Cerebral 20 de Julho a 3 de Agosto
Final de Etapa da Volta a Portugal Entre 30 de Julho e 10 de Agosto
Europeu de Corfebol 25 de Outubro a 2 de Novembro

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *