Connect with us

Desporto

Basquetebol: FC Porto bate Nevezis-Optibet e entra com o pé direito na qualificação para a FIBA Europe Cup

Published

on

A partida, que foi jogada em Manisa, na Turquia, recebeu a equipa portista para o primeiro jogo do grupo B da qualificação para a FIBA Europe Cup. O Nevezis era visto como favorito, mesmo tendo perdido todos os seus jogos para o campeonato nacional. A diferença de nível entre os dois campeonatos nacionais era a principal razão para a atribuição do favoritismo aos lituanos.

Um começo apertado

A tática da equipa lituana era notória desde início. Atacar o interior utilizando a altura do seu poste congolês, Viny Okouo (2,14m), e aproveitando-se dos ressaltos ofensivos que este conseguia gerar. Mesmo assim, a equipa do FC Porto entrou bem e marcou os primeiros três pontos da partida. 

O base croata Lovre Basic mostrava-se um enorme problema para a defesa portista. Mesmo falhando os lançamentos criados, a equipa portista não conseguia bloquear os ressaltos ofensivos. Porém, o FC Porto aguentou o resultado, ao conseguir forçar vários erros na defesa e aproveitou no contra-ataque para aumentar a sua vantagem. O primeiro período terminou com a vitória do FC Porto (25-23).

O segundo quarto iniciou-se com uma mudança importante no lado portista. Fernando Sá, técnico dos dragões, introduziu um segundo poste, Keven Gomes, no seu “cinco” inicial, por forma a ajudar a contrariar a tática do Nevezis. Contudo, a mudança também trouxe as suas consequências. Com a introdução do segundo poste, ambas as equipas tiveram dificuldades em conseguir pontuar. O marcador só foi aberto após 2 minutos e 30 segundos de jogo, com um par de lançamentos livres do base/extremo portista Charlon Kloof.

Com a sua tática inicial travada, o Nevezis assumiu um estilo de jogo um pouco mais físico, o que resultou em algumas faltas agressivas. Neste caso, a arbitragem deixou o jogo correr, não obstante alguns contactos físicos e faltas da equipa lituana. Isto não impediu o FC Porto de continuar o seu jogo, fazendo dois alley-oops incríveis em jogadas sucessivas, o que forçou o treinador do Nevezis a pedir um desconto de tempo. A equipa azul e branca mostrou-se indiferente à paragem e voltou para o jogo quente. Miguel Queiroz fez um enorme bloqueio defensivo, que originou um afundanço no outro lado da quadra.

O período terminou com um triplo de Max Landis, após um enorme esforço defensivo por parte de Tanner Omlid. Assim, o FC Porto venceu mais um parcial (13-12) e entrou para a segunda parte em vantagem (38-35).

O olho da tempestade

A equipa portuguesa manteve a sua tendência de começar bem os períodos, com uma excelente finalização na passada de Phillip Fayne. Após assumir uma vantagem de sete pontos em dois minutos, o treinador do Nevezis foi forçado, mais uma vez, a pedir um desconto de tempo. O foco do FC Porto, nesta parte, parecia bastante claro, ou seja, continuar a forçar uma equipa lituana perdida em campo e a cometer erros no ataque. Ainda assim, o Nevezis não aparentava querer desistir e reduzia a desvantagem com dois triplos consecutivos.

Max Landis cortou o mal pela raiz, pelo que forçou uma perda de bola e marcou um cesto com falta. Os árbitros, neste período, marcaram várias faltas a favor do Nevezis. A defesa interior do FC Porto continuou a ser um problema, mesmo sem o poste congolês, Vini Okouo, em campo. Após assumir uma defesa mais agressiva, focada em pressão no campo inteiro, e com uma ofensiva bem afinada, os dragões conseguiram corrigir alguns erros. O período terminou com o FC Porto a vencer por 11 pontos (70-59).

Anthony “Cat” Barber abriu o marcador do último período e continuou a sua excelente exibição, na segunda parte, com uma assistência e um cesto nas duas posses de bola seguintes. Mas o Nevezis insistia no resultado, com dois triplos de seguida. O FC Porto não se deixou intimidar e manteve o seu plano de jogo. Deste modo, os azuis e brancos assumiram uma liderança de 19 pontos, antes de um desconto de tempo por parte do Nevezis.

Os lituanos começaram a perder a calma. Lovre Basic cometeu uma falta feia sobre “Cat” Barber, antes que este pudesse ultrapassar o meio-campo. Após uma pequena troca de palavras entre os jogadores, Fernando Sá, treinador do FC Porto, decidiu pedir um desconto de tempo, na tentativa de acalmar os ânimos. O time out não foi muito efetivo, visto que o jogo continuou a aquecer, com o congolês a cometer três faltas, num espaço de duas posses de bola. Assim, o treinador do Nevezis viu-se forçado a retirá-lo do jogo, sentando-o no banco até ao final. Isto sinalizou o início do fim para a equipa lituana, que nos minutos finais passou a jogar com um “cinco” mais jovem. 

Nem tudo correu bem à equipa azul e branca. Nos segundos finais, na sequência de um lançamento, Max Landis, aparentou ter caído mal e acabou por ser retirado do jogo, com visíveis queixas no tornozelo, em concreto na zona do tendão de Aquiles. Ainda não se sabe qual a gravidade desta lesão, mas espera-se que fique parado alguns meses. O período final terminou com um parcial de 30-25, para o FC Porto, e um resultado final de 100-84. Em estreia na FIBA Europe Cup da presente época, os portistas conquistaram a primeira vitória na competição. 

O maior destaque individual recai sobre Max Landis, base/extremo do FC Porto. Liderou o jogo em pontos, com 31, e apresentou uma excelente eficácia de lançamento (12/18). Já o base azul e branco Anthony Barber, embora tenha começado lentamente, na primeira parte, ainda conseguiu reaver a sua chama na segunda. O norte-americano alcançou um duplo-duplo de pontos e assistências.

Pelos lituanos, foi Bevin Galloway quem liderou em pontos (23), o que mantinha o Nevezis em jogo, após a tática inicial ter falhado.

O próximo jogo do FC Porto vai ser jogado na quinta-feira às 17 horas, ainda para esta competição, contra os turcos do Manisa BBSK. A equipa da casa usufruiu de um maior investimento no plantel. A partida pode-se tornar complicada para os dragões, que, mesmo com mais um dia de descanso, ainda têm como incerta a disponibilidade de Max Landis.

Artigo da autoria de Arcílio Peixoto