Desporto
UM NOVO ESPIÃO, UM VELHO PROPÓSITO
Lançado pela F3M (uma das maiores empresas nacionais especializadas em Tecnologias de Informação e Comunicação) trata-se de uma plataforma web-based que permite a criação de bases de dados de jogadores, a organização de relatórios de observação e relatórios de jogo, a comparação entre futebolistas e a análise de estatísticas e o planeamento de tarefas. Um novo produto que vem dar resposta a “uma clara necessidade das estruturas de scouting deterem uma ferramenta inteiramente dedicada e com todos os atributos-chave para um trabalho de criação, arquivo e relação de base de dados de observação de jogadores”, como aponta o Product Manager do Software, Pedro Matos Vital, algo ainda mais relevante numa época marcada pela chegada do Fair-Play financeiro imposto pela UEFA e pelas restrições orçamentais de que a maioria dos clubes sofre.
Sendo uma ferramenta especialmente focada na prospecção de novos talentos, esta aplicação revela-se fundamental para clubes, treinadores, agentes de atletas, olheiros e observadores, mas pode também ser interessante para jornalistas ou meros treinadores de bancada e curiosos, uma vez que permite a criação de uma conta gratuita (ainda que com possibilidades limitadas). Neste ponto, convém salientar que se trata de uma solução de baixo custo, estando acessível tanto aos grandes clubes como aos de menor dimensão.
No fundo, como destaca Pedro Matos Vidal, “através de uma plataforma focada nesta área, qualquer estrutura de scouting tem a possibilidade de criar relatórios de observação uniformizados, planear tarefas de visionamento e pesquisar jogadores por atributos-chave devidamente classificados”, acrescentando que “as bases de dados são próprias de cada estrutura e a confidencialidade é absoluta e devidamente garantida através de um processo externo de certificação de segurança e encriptação de dados” – tudo para descobrir potenciais Messis ou Ronaldos.
A componente tecnológica desta ferramenta é evidente. Sendo uma plataforma online, está disponível para desktops e tablets, tendo sempre o utilizador como foco: a aplicação está em constante actualização, no sentido de responder às necessidades de quem a usa, permitindo ainda o suporte para outros conteúdos digitais (fotos, vídeos ou pdf´s).
Funcionalidade
Tendo um propósito claro, o ‘Football Talent Spy’ assume-se como mais um meio de “enformar” a paixão da bola em moldes científicos. Para tal, a plataforma online revela-se intuitiva e de fácil utilização.
À cabeça, a possibilidade de se escolher o tipo de conta pretendido, conforme as funcionalidades de que se pretende usufruir (e inerentemente o preço em causa). A partir daqui, surge um mundo por explorar, com a potencialidade de criação de uma base de dados – desde perfis de jogadores individualmente, fruto de relatórios de observação (classificação global e quatro tipos de parâmetros de observação, com a possibilidade da escala de observação ser configurada assim como as características alvo de relatório), até à planificação de observação de uma determinada equipa.
O menu principal revela-se apelativo e com a informação mais relevante sobre um jogador desde logo disponível, afirmando-se como uma aplicação imediata. Permite ainda, que um perfil de um jogador seja inserido numa determinada lista em função do valor demonstrado, podendo serem associados vídeos, fotos ou outros documentos a este.
Entre outras funcionalidades, é também possível introduzir dados sobre um jogo que se pretenda observar (a priori, portanto) e ainda gerir determinadas tarefas, divididas por diversas categorias consoante o seu estado de execução.
Expansão
O ‘Football Talent Spy’ está ainda em fase de implementação no mercado futebolístico. Neste aspeto, tendo como objectivo levar a área de observação de jogadores e de equipas para um patamar verdadeiramente profissional, é de destacar o esforço que tem sido feito para se dotar dos melhores especialistas, como é o caso de Rui Malheiro, recentemente nomeado Chief Scout.
De facto, a aposta tem sido consolidada e começam a surgir os primeiros frutos: a nível interno, o Estoril-Praia está a testar a plataforma e há negociações a decorrer com outros clubes nacionais; por outro lado, atravessando o Atlântico, a receptividade tem sido também ela grande, com clubes brasileiros de nomeada a mostrarem-se interessados no produto.
Como uma solução inovadora, o ‘Football Talent Spy’ destaca-se pela sua contínua actualização e busca por novos conteúdos. Há a preocupação de uma constante evolução (estão programadas novidades ao nível da avaliação dos jogos ou do melhoramento das posições disponíveis dentro do software) que pode ser acompanhada nas diversas plataformas onde a aplicação está presente – desde o Facebook ao Youtube ou do Tumblr até ao Twitter.
Susana Valente
7 Mar 2014 at 12:05
Parabéns pela matéria (embora seja parte interessada no assunto).
Apenas um reparo: num jornal online fica sempre bem um link quando o assunto em discussão tem um site oficial! 😉 Se me permitem: http://ftspy.com/ .
Noutro âmbito, ficam os parabéns ao JUP por este regresso e os desejos de longa continuidade.
JUP
7 Mar 2014 at 12:15
Muito obrigado, Susana.
Até já!