Connect with us

Desporto

Basquetebol: FC Porto vence e está na final do campeonato

Published

on

Depois das vitórias nos dois primeiros jogos das meias-finais dos play-offs, bastava ao Futebol Clube do Porto (FC Porto) vencer o encontro desta sexta-feira para garantir a presença na final do Campeonato. O Imortal Basket Clube (Imortal) tinha a difícil tarefa de vencer os “azuis e brancos”, no Pavilhão Municipal de Albufeira, para manter viva a esperança de chegar à final.

Pontaria afinada

O jogo começou muito equilibrado e repleto de triplos para as duas equipas, contudo, o FC Porto começou a mostrar-se mais eficaz a meio do primeiro quarto, muito devido aos quatro triplos do base norte-americano Garrett Nevels, que somou assim, 12 pontos.

A tarefa do Imortal já era difícil, mas mais complicada ficou quando a equipa começou a falhar de forma constante as “bolas fáceis”, nomeadamente os lances livres. O jogo de ataque dos “azuis e brancos” pautou-se pela qualidade na posse de bola, nos passes rápidos e nas desmarcações constantes, o que demonstrou dinamismo e a “lição bem estudada”. Desta forma, a boa exibição dos “dragões” deixou o processo defensivo da equipa algarvia baralhado. 

A formação de Albufeira deixou, de forma gradual, o resultado fugir, muito por culpa própria. As falhas de comunicação entre os jogadores resultavam em passes falhados e turnovers para o FC Porto. Já do lado dos visitantes, foi notória uma defesa forte e pressionante que não deixou espaços ao Imortal. 44-55 era o resultado ao intervalo.

Consolidação do resultado

Apesar da desvantagem, a equipa do Imortal entrou na segunda parte sem intenções de “baixar os braços”. No entanto, o fulgor dos portistas também não abrandou e a equipa “azul e branca” aproveitou para ganhar um maior conforto no marcador. 

Os últimos dez minutos da partida foram de desconcentração defensiva dos “dragões”, desconcentração essa que foi aproveitada por Miguel Toreia. O base da formação de Albufeira, mostrou ser sempre um dos mais inconformados com o resultado e aproveitou os minutos finais para demonstrar toda a sua qualidade enquanto jogador. O esforço não foi suficiente para a reviravolta e o jogo terminou com o resultado final de 68-97.

No final da partida, Moncho López, técnico dos portistas, aproveitou para parabenizar o Imortal pela excelente época e acrescentou que o objetivo do FC Porto foi cumprido. Garantiu ainda que tudo vão fazer para serem campeões e que o foco está já no próximo jogo.

Com esta vitória, o FC Porto garante a presença na final do Campeonato onde vai defrontar o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP). Já o Imortal dá por terminada uma época de excelência. 

Artigo da autoria de Martim Mota