Connect with us

Desporto

Andebol: FC Porto vence com distinção em Braga

Published

on

Depois de um jogo estonteante frente ao Barcelona, na Liga dos Campeões EHF, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) voltou a pisar o campo, desta vez para o Campeonato Nacional, este domingo, frente ao Académico Basket Clube (ABC).

“Dragões” no comando

A primeira parte começou equilibrada com ambas as equipas a fazerem uma excelente prestação. No entanto, não tardou muito a que os “dragões” se sobrepusessem, numa exibição onde foram notórias as dificuldades da equipa da casa. A partir dos dez minutos de jogo, os visitantes desbloquearam o empate (5-5) e colocaram o marcador em 11-7, estabelecido por Pedro Cruz, jogador portista. 

A partir do minuto 13, os minhotos começaram a perder o controlo do jogo. Apesar das tentativas à baliza portista, os “azuis e brancos” foram solidificando a vantagem, através da tática usual de Magnus Andersson, técnico portista, baseada no controlo defensivo e saída rápida para o ataque. Aos 20 minutos, o FC Porto já vencia por quatro golos de diferença (14-10).

Com um golo de Diogo Oliveira, em cima do minuto final da primeira parte, os “dragões” seguiram para intervalo com uma confortável vantagem de 18-14. Mesmo depois do esforço do rival para travar os portistas, a diferença no marcador era de quatro golos, justificada pela superioridade no encontro.

Assertividade portista

O ABC entrou melhor na segunda metade do encontro e conseguiu reduzir a desvantagem para dois golos. No entanto, e mais uma vez, não tardou a que o FC Porto voltasse a impor o seu ritmo e assertividade. À passagem do minuto dez, os “azuis e brancos” conquistaram seis golos de vantagem (24-18), depois de um golo de Pedro Valdés na sequência de um contra-ataque. 

A equipa da casa não quis ficar para trás e fez sucessivas tentativas à baliza “azul e branca”. No entanto, o guardião portista estava atento e negou que os bracarenses se aproximassem no marcador. Durante largos minutos o marcador manteve-se estagnado no 25-20, até à entrada de Diogo Branquinho na área rival. O jogador, que esteve em destaque na partida, fez o 26-20 e estabeleceu a diferença de seis golos no marcador.

A qualidade da equipa treinada por Magnus Andersson foi suficiente para, assim, contrariar as tentativas rivais. O golo final da formação portista nasceu em cima do minuto 30, num jogo que ficou marcado pelo domínio do FC Porto.

Com este resultado, o FC Porto soma a oitava vitória consecutiva, enquanto o ABC coleciona mais uma derrota, às cinco já existentes. Os “dragões” seguem na liderança, em conjunto com o Sport Lisboa e Benfica, já o bracarenses estão na 14º posição, a dois lugares do fundo da tabela.

Agora com uma paragem de duas semanas para compromissos da Seleção Nacional, o campeonato volta a 13 de novembro com a nona jornada. O FC Porto recebe, no Dragão Arena, pelas 18:00h, o Futebol Clube Gaia, oitavo classificado. No mesmo dia, o ABC desloca-se ao terreno do Águas Santas, quinto na tabela classificativa.

Artigo da autoria de Catarina Leite