Connect with us

Desporto

Basquetebol: FC Porto vitorioso na primeira partida das meias-finais

Published

on

Após duas vitórias nos quartos de final contra o Imortal Basket Club, em território algarvio, o Futebol Clube do Porto (FC Porto), terceiro classificado da fase regular, recebeu, este domingo, o Sporting Clube Portugal (Sporting CP). Os “verdes e brancos”, que conquistaram o segundo lugar da tabela classificativa na fase regular, também saíram vitoriosos nas duas partidas dos quartos de final contra o Sport Clube Lusitânia e procuravam adiantar-se na eliminatória.

Equilíbrio dominou a primeira parte

O Sporting CP começou a partida com superioridade ofensiva, devido à sua forte eficácia na linha de três pontos, e adiantou-se desde cedo no marcador. Os leões chegaram a estar com uma vantagem de sete pontos (14-7) desde os primeiros minutos. 

A equipa dos “dragões” não desistiu e apostou todas as “fichas” na sua defesa, na tentativa de travar os atiradores leoninos. Jonathan Arledge finalizou de triplo no último lance do período, determinante para que a equipa “azul e branca” conseguisse encurtar a distância pontual.

28-22 era o resultado no fim do primeiro quarto. Estes dez minutos ficaram marcados pelo equilíbrio de ambas as equipas. Contudo, o FC Porto não foi capaz de responder de forma eficaz à forte concretização na linha de três pontos dos visitantes.

No segundo período, a formação azul e branca colmatou algumas falhas no bloco defensivo. Este quarto pautou-se pela evidente superioridade defensiva da equipa de Moncho López que dominou grande parte do encontro. A maior diferença registada neste período foi de 6 pontos (38-32), resultado animador para os “dragões”. 

Porém, nos últimos minutos, os “azuis e brancos” esmoreceram a nível ofensivo e um tiro certeiro do leonino Diogo Araújo assinalou a superioridade no marcador para a equipa visitante. A formação leonina seguiu para o intervalo a vencer a partida por 38-39. 

Segunda parte de excelência dos “azuis e brancos”

Com uma primeira parte bastante intensa e com o marcador numérico muito equilibrado, estava tudo em aberto. O terceiro quarto começou da melhor forma para a equipa da casa. Um triplo certeiro de Vladyslav Voytso permitiu que os “dragões” voltassem, de novo, para a frente do marcador (41-39).

A formação “azul e branca” aprimorou o seu bloco defensivo e com a aceleração do ritmo de jogo, nomeadamente com a aposta ofensiva, liderou a partida com uma diferença de dez pontos (49-39), a maior do encontro até então. Face a este distanciamento, Luís Magalhães, treinador do Sporting CP, foi obrigado a pedir um desconto de tempo para tentar reverter o marcador. 

A formação portista continuou bastante consistente e mostraram-se superiores. Para além disso, a forte eficácia nos lançamentos na linha três pontos repercutiu-se num resultado promissor para a equipa da casa (65-53).

No quarto período, o nível de excelência da equipa dos “dragões” permaneceu e, por isso, o domínio foi constante quer no ataque quer na defesa. O controlo de todos os fatores do jogo, aliado ao apoio dos adeptos contribuiu para que a formação azul e branca liderasse todo o quarto, sendo a maior vantagem numérica de 23 pontos (84-61).

O FC Porto superiorizou-se através de um bom trabalho coletivo que lhe permitiu não só dar a volta ao marcador como materializar uma vantagem expressiva. 87-68 foi o resultado final do encontro.

A nível individual, destaque para a prestação do norte-americano Rashard Odomes, jogador do FC Porto com 16 pontos. Já no lado do Sporting CP, o atleta dos Estados Unidos da América, Travante Williams distinguiu-se dos restantes com 12. 

Após o jogo, João Pedro Gonçalves, treinador-adjunto da equipa dos “dragões”, realçou o bom desempenho do FC Porto, perante as adversidades que surgiram na primeira parte da partida, num jogo marcado pela forte consistência. 

Com esta vitória o FC Porto parte em vantagem num play-off que se joga à melhor de cinco jogos. Ambas as equipas voltam a defrontar-se esta terça-feira (24), pelas 19h, no Dragão Arena. 

Artigo da autoria de Bebiana Ribeiro