Connect with us

Desporto

#7 ESPECIAL CAMPEONATOS UNIVERSITÁRIOS: Voleibol Indoor

Published

on

Marta Hurst juntou-se à equipa de voleibol feminino da Faculdade de Desporto no seu primeiro ano no ensino superior. Desde então já lá vai uma licenciatura e pouco falta para ser Mestre em Treino de Alto Rendimento. Como capitã, sente responsabilidade em “manter a equipa focada e unida”, no entanto nunca teve de se esforçar para tal: “É algo que já acontece naturalmente porque somos todas bastante aguerridas em campo e temos uma boa relação extra voleibol! É uma verdadeira equipa, sem tirar nem pôr”. E para Marta, foi precisamente a união e entreajuda que as levou à vitória nos CNUs de há dois anos: “A chave do nosso sucesso (pode parecer cliché, mas é verídico!) foi mesmo a união. Depois de um percurso inesperado, entramos na final com a mentalidade de ‘seja o que Deus quiser’, pois já nos tínhamos surpreendido a nós mesmas. E não é que aconteceu mesmo? Ganhámos 3-0 a uma equipa que já tinha sido campeã nacional! [U.Minho] O facto de, mesmo quem não estava dentro do campo, estar a apoiar quem estava, foi o fator determinante desse ano”.

Tiago Ribeiro, que recomeçou a treinar a equipa nesse ano vitorioso, acrescenta outros fatores essenciais: “O facto de eu ter mostrado que realmente estava no projeto de corpo e alma e que estava ali para trazer o que já escapava àquela equipa há muito tempo, fez crescer o sentido de compromisso das atletas como grupo, algo fundamental. A criação de uma nova coordenação que nunca falhou em nada, a existência de uma capitã exemplar e de um grupo excecional que nunca desistiu mesmo perante a perda do título regional, foram também determinantes para a nossa vitória”.

A vitória valeu-lhes uma ida a Amesterdão, onde tiveram a oportunidade de representar Portugal nos Campeonatos Europeus. Uma “experiência muito positiva” para a atleta da FADEUP, pelo convívio com imensas pessoas, o contacto com outras realidades universitárias e a oportunidade de visitar a cidade.

Na época passada, FADEUP E U.Minho tornaram a confrontar-se na final. No entanto, “faltou um bocadinho de sorte aqui e ali” e as minhotas saíram vitoriosas. Resultado que Marta não considera, de todo, negativo: “Penso que na última época o segundo lugar soube a pouco, mas na verdade foi positivo. A U.Minho tinha praticamente 100% atletas federadas, e que jogavam juntas no mesmo clube da 1ª divisão! Era um jogo complicado, mas batemo-nos bem”.

Para Tiago Ribeiro, o facto de a U.Minho ter jogado a final em casa “fez toda a diferença”. Para além disso, o treinador justifica a derrota com a coincidência com uma época de “grandes decisões do campeonato nacional federado da 1ª divisão, que trouxe um desgaste acrescido para algumas atletas” e o facto de não estarem preparados para contornar as adversidades, uma vez que não perderam um único set ao longo de toda a época.

O objetivo para Marta e Tiago passa por ganhar os Campeonatos Regionais e Nacionais, algo que o treinador pretende alcançar com a “criação de rotinas” e “mais tempo de trabalho com o grupo”.

Diogo Arriscado, da equipa de voleibol masculino da Faculdade de Engenharia do Porto, também espera conseguir o primeiro lugar que há dois anos lhe foge por pouco. Na época passada, viu o Instituto Politécnico do Porto roubar-lhes título na final dos Campeonatos Nacionais, quando já em 2014 haviam perdido contra eles no apuramento para as finais. No entanto, não sabe explicar o que tem falhado: “Sabemos que temos dado sempre o nosso melhor, mas fica a faltar sempre qualquer coisa”.

Noé Vieira, que começou a treinar a equipa este ano, tem uma visão ainda prematura do panorama, no entanto aponta uma possível razão: “Poderá ter sido o desequilíbrio nalguma posição específica em campo, para além da qualidade do adversário, que faz uma forte aposta neste objetivo”. O treinador espera “poder contar com todos os atletas nos jogos”, que por serem de tarde, coincidem com aulas e frequências. “Com todos eles ficaríamos com um grupo bastante forte e com todas as possibilidades de vencer”, explica Noé.

Já Diogo deixa a promessa de que este ano disputarão cada ponto e cada set “como se do último se tratasse”: “Da nossa parte não vai ficar nenhuma gota de suor por derramar. Lá estaremos de novo a lutar por esse tão desejado primeiro lugar e respetiva presença no Campeonato Europeu Universitário. Depois no final tenho a certeza que seremos recompensados”. Para tal, e não fosse ele o atleta que se encontra na equipa há mais tempo, tentará “ajudar a organizar a equipa e transmitir calma, confiança e alguma experiência”.

A FADEUP e a FEUP já começaram a disputar os Campeonatos Académicos (regionais) de voleibol. Se se apurarem, participarão depois nos Campeonatos Nacionais em Lisboa.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *