Connect with us

Educação

Queima das Fitas do Porto 2023 traz tradição de sempre com novidades

Published

on

Foto: Inês Miranda

Arranca no próximo domingo mais uma edição da Queima das Fitas do Porto. A maior semana académica do país será marcada pelas tradicionais atividades dedicadas aos estudantes da Academia. Nas Noites da Queima, as novidades são um recinto repensado e o uso de um sistema de pagamento sem dinheiro.

 

Está à porta a edição de 2023 da Queima das Fitas do Porto. A semana académica, organizada pela Federação Académica do Porto (FAP), será celebrada entre os dias 7 e 13 de maio. O programa conta com inúmeras atividades pensadas para os estudantes da Academia do Porto.

Tradição mantém-se no calendário de atividades

O arranque da semana será marcado, como habitualmente, pela Monumental Serenata, que terá início às 00h01 de domingo, 7 de maio. O dia irá prosseguir com a Missa da Bênção das Pastas, pela manhã, dedicada aos estudantes finalistas, e encerrará com o Encontro de Coros da Academia do Porto, à noite.

Na segunda-feira, dia 8, os estudantes terão oportunidade de participar no Dia da Beneficência, através da recolha de donativos na cidade do Porto para entrega a causas de solidariedade social, e no Concerto Promenade.

O Cortejo Académico, um dos pontos altos da semana, decorrerá na terça-feira, 9 de maio. À semelhança do ano anterior, o percurso do Cortejo será reduzido, devido às obras do Metro do Porto. A concentração dos estudantes terá lugar na Praça da República, donde partirão em direção à Rua de Camões, descendo de seguida em direção à tribuna, que se localizará, como é tradição, no topo da Avenida dos Aliados, em frente à Câmara do Porto.

As noites de quarta, quinta e sexta-feira serão marcadas, respetivamente, pelo Festival Ibérico de Tunas Académicas (FITA), pelo Sarau Cultural, e pelo Baile de Gala, este último dedicado aos estudantes finalistas da Academia.

As atividades encerram no sábado, dia 13, com a realização do Rally Paper, onde os estudantes poderão aproveitar para explorar a cidade do Porto, e do Chá Dançante, ao final da tarde, orientado para os estudantes fitados.

Noites da Queima com recinto modificado e sem dinheiro

Todas as noites, os festejos passarão também pelo Queimódromo, onde se concentram as novidades deste ano. O recinto das Noites da Queima foi reorganizado, apresentando, pela primeira vez, três palcos: Palco Academia (o principal), Palco Secundário (com noites temáticas) e Palco Cultura (com especial destaque para o stand-up comedy), conforme declarações da presidente da FAP à agência Lusa, noticiadas pelo Jornal de Notícias.

Haverá, ainda, um reforço dos espaços de alimentação e mais área útil no recinto, assim como uma alteração da orientação do palco principal e a reestruturação da entrada para facilitar o acesso ao Queimódromo, avançou a FAP.

Outra grande novidade é a implementação de um sistema cashless – não existirá circulação de dinheiro no recinto, para promover a segurança e conforto. Todos os bilhetes adquiridos deverão ser trocados por uma pulseira cashless, a qual é pessoal e intransmissível e será colocada no pulso no momento da entrega, não podendo ser levantada por terceiros.

De acordo com o regulamento divulgado, esta pulseira deverá ser carregada com dinheiro antecipadamente ou durante as Noites da Queima e terá uma taxa associada de um euro, no primeiro carregamento. Após o evento, o saldo restante na pulseira poderá ser reembolsado mediante apresentação de pedido, num prazo máximo de cinco dias úteis, tendo cada pedido de reembolso também uma taxa de um euro.

Grandes nomes no cartaz do Queimódromo

O cartaz das Noites da Queima conta com uma grande diversidade de artistas, à semelhança de anos anteriores. Um dos maiores destaques deste ano vai para a atuação da banda irlandesa Two Door Cinema Club, cabeça de cartaz no dia 12 de maio, penúltimo dia de concertos.

Ornatos Violeta voltam ao palco da Queima, após mais de 20 anos, e são os protagonistas da primeira noite no Queimódromo (dia 7), que também contará com Ivandro, o artista português mais ouvido no Spotify em 2022. Quim Barreiros marcará presença, como é tradição, na noite de terça-feira (dia 9).

Outras confirmações incluem Slow J, Wet Bed Gang, Calema, Mc Pedrinho, T-Rex, Dillaz, KURA, Chico da Tina, Karetus e Rosinha.

Os horários, localizações e preços de acesso de todas as atividades académicas, assim como o cartaz completo das Noites da Queima, podem ser consultados nas redes sociais da FAP: Instagram e Facebook.

 

Artigo escrito por: Inês Miranda