Connect with us

Desporto

eSports: Campeonatos eFADU chegam ao fim e AEFEUP festeja a dobrar

Published

on

Dada por terminada a primeira edição dos campeonatos eFADU, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) foi campeã nas competições de Valorant e League of Legends (LOL).

Nas três provas em discussão, a Academia do Porto pôde contar com três instituições para discutir os primeiros lugares. Nas fases finais do campeonato de LOL, a Associação de Estudantes do Instituto de Engenharia do Porto (AEISEP) e a AEFEUP foram as representantes, esta última representou também a cidade portuense na competição de Valorant.  

No torneio de League of Legends, as duas equipas acabaram por se defrontar nas semi-finais, num jogo onde a vitória recaiu, de novo, para os estudantes da FEUP, que repetiram o triunfo alcançado na final dos Campeonatos Académicos do Porto (CAP). Na final, a AEFEUP defrontou a  Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) e venceu por 2-0. A este título, a AEFEUP junta o primeiro lugar alcançado nos CAP de League of Legends.

Na competição de Valorant, a AEFEUP foi a única representante presente, mas também a grande vencedora. Os “engenheiros” conquistaram o título contra a Associação de Estudantes da Universidade do Algarve (AAUALG) por 2-0. De salientar que este resultado foi melhor que o conseguido nos CAP, onde foram derrotados na final pela AEISEP, que acabou por não conseguir o apuramento para as fases finais dos eFADU nesta competição.

Na competição de FIFA, não houve nenhum representante do Porto que conseguisse chegar às fases finais. Assim, Pedro Jorge, aluno da Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro (AAUAv), acabou por erguer o troféu.

Os vários campeonatos de eSports têm revelado uma grande adesão junto dos estudantes e dos espectadores. Para além da grande adesão aos eFADU, também os Campeonatos Académicos do Porto superaram as expectativas e contaram com cerca de 40 mil espectadores diferentes ao longo de todo o dia das fases finais de CS:GO e 1700 espectadores simultâneos nas finais. 

A organização revelou que a iniciativa foi um sucesso e deixou claro que a realização dos campeonatos vai ser mantida nos próximos anos. 

Artigo da autoria de Tiago Ribeiro