Connect with us

Educação

A FCUP apresenta o seu novo Clube de Leitura

Published

on

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto | Foto: Inês Aires

“Mataram a Cotovia”, de Harper Lee, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago, e “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, são as obras propostas para o ciclo temático inaugural do Clube de Leitura da FCUP. A próxima sessão está prevista para o próximo dia 3 de janeiro, entre as 17h30 e as 19h00.

A apresentação pública do Clube de Leitura da FCUP realizou-se no passado dia 3 de novembro, na Biblioteca desta faculdade, e contou com a presença de alguns alunos, professores e funcionários da U.Porto.

O evento, inserido na Semana de Atividades e Competências Transversais, foi conduzido pelo Professor António Machiavelo, Pró-Diretor da FCUP no domínio da Ciência e da Cultura e co-autor do livro de poesia “𝝅oemas Irracionais e Transcendentes”, lançado em 2020.

O início da apresentação ficou marcado por uma mesa redonda com os estudantes da FCUP Francisca Ferreira, Marco Loureiro e Rui Miranda, premiados pelo Plano Nacional de Leitura no concurso universitário Reads 2023. Sob a moderação do Professor António Machiavelo, os estudantes recordaram os textos que escreveram com base na leitura regrada das obras que selecionaram para este concurso, e refletiram sobre a importância da literatura no Ensino Superior.

Os detalhes do funcionamento do Clube de Leitura foram anunciados por Isabel Sá, técnica superior nos Serviços de Documentação e Cultura da FCUP. Apesar de o seu público-alvo ser a comunidade da FCUP, o Clube de Leitura é dirigido a toda a comunidade U.Porto, e tem como principais objetivos “desenvolver estratégias que permitam o desenvolvimento de competências e gosto pela leitura, despertar o espírito crítico e promover a reflexão e discussão sobre certos livros, autores ou temas”, refere.

O primeiro ciclo temático terá por base as escolhas dos estudantes vencedores dos Prémios Reads 2023, com a seguinte programação:

  • Sessão 1 – “Mataram a Cotovia”, de Harper Lee – 6 de dezembro de 2023
  • Sessão 2 – “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago – 3 de janeiro de 2024
  • Sessão 3 – “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde – 28 de fevereiro de 2024

As sessões irão decorrer às quartas feiras, entre as 17h30 e as 19h00, na Biblioteca da FCUP, e pressupõem a leitura prévia de cada um dos livros, que servirão de tópico para discussão entre os elementos do Clube. Está previsto um máximo de 15 elementos por sessão.

As inscrições para as três primeiras sessões encontram-se abertas

Casa Comum apresenta nova revista 

A apresentação do Clube de Leitura da FCUP contou também com a divulgação da nova revista de poesia lançada pela Casa Comum da U.Porto, denominada PÁ Poesia & Outras Artes”

Ana Rita Rodrigues, técnica na Casa Comum, explicou que a edição número zero desta revista, dedicada a Ana Luísa Amaral, pretende desafiar a comunidade do Porto a reinterpretar e celebrar a obra da escritora. “Convocamos todos: criadores da arte da palavra, das artes plásticas, da fotografia e da imagem em movimento, do teatro, da dança e da música”, afirma.

Ainda sob o mote da importância da leitura e da escrita no Ensino Superior, Ana Rita Rodrigues anunciou que a Casa Comum tem planeada a promoção de um curso de escrita criativa, sobre o qual serão dadas mais informações nos próximos meses.

O encerramento do evento foi realizado por Paulo Gusmão, técnico da Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto, que deu a conhecer as várias atividades e recursos da Casa Comum ao serviço da comunidade U.Porto. 

Com sede no edifício da Reitoria, a Casa Comum possui uma preenchida agenda cultural, podcasts e publicações sob a sua coordenação. Com o objetivo de ser o ponto de encontro da cultura na U.Porto, a Casa Comum conta também com um espaço de estudo e uma linha de apoio material e financeiro para projetos culturais promovidos por estudantes.

 

O segundo Clube de Leitura na Universidade do Porto

A valorização dos hábitos de leitura não é uma novidade na Universidade do Porto. Embora com um modo de funcionamento diferente, a FEUP também possui um Clube de Leitura

Em declarações ao JUP, Maria do Rosário Edmonds, técnica superior nos Serviços de Documentação e Informação desta faculdade, conta que o Clube de Leitura da FEUP tem quatro sessões presenciais por ano escolar. Contudo, realizam-se em formato de palestra, algo diferente do que irá acontecer na biblioteca da FCUP.

Além disso, “mensalmente apresentamos uma seleção bibliográfica”, denominada Vamos a Livros, “que destacamos sugerindo à comunidade a leitura”, explica Maria Edmonds. Com exceção dos meses de “julho, agosto e setembro, em que o tema é sempre subordinado às leituras de verão, o Vamos a Livros reúne sempre mensalmente cerca de 30 obras (entre as que a Biblioteca já possui e novas aquisições), obedecendo a um tema específico”. 

Acrescenta que, embora as iniciativas do Clube de Leitura sejam “dirigidas principalmente à Comunidade FEUP, toda a Comunidade U.Porto é muito bem-vinda”. Tal como acontece na Biblioteca da FCUP, Edmonds refere que a Biblioteca da FEUP procura “promover a leitura e desenvolver o seu acervo de literatura”, e recorda que “qualquer membro da U.Porto pode requisitar estes livros mediante a apresentação do cartão da UP”.

“Existem muitos e bons leitores na nossa faculdade”

Segundo foi apontado pelos responsáveis da Biblioteca da FCUP na apresentação do Clube de Leitura, as futuras sessões terão flexibilidade para serem adaptadas às necessidades da comunidade académica. Além disso, a promoção de hábitos de leitura junto dos estudantes e trabalhadores da U.Porto poderá também passar pela cooperação entre as várias bibliotecas da Universidade na organização e divulgação deste género de eventos. “Existem muitos e bons leitores na nossa faculdade”, sublinha Isabel Sá.

 

Artigo escrito por: Rui Costa Miranda

Editado por: Ana Pinto

Fotografia por: Inês Aires