Connect with us

Desporto

Futsal: Portugal estreia-se no Mundial com vitória sobre a Tailândia

Published

on

Depois da qualificação para o Euro 2022 da modalidade e dos jogos de preparação, Portugal chegou à Lituânia para disputar o seu sexto Mundial. A “seleção das quinas” entrou em campo, esta segunda-feira, frente à Tailândia. Para além da seleção tailandesa, o grupo de Portugal é composto pelas Ilhas Salomão e Marrocos. De salientar, a ausência de Edu, guarda-redes português, ausente devido à COVID-19. 

Uma primeira parte renhida

Com uma Tailândia forte e a ameaçar a área portuguesa, os pupilos de Jorge Braz, técnico português, foram obrigados a responder com um sistema de 3/1, de forma a desestabilizar a defesa tailandesa. No entanto, Portugal também atacava e, por várias vezes, vimos a seleção lusa a aproveitar a desorganização defensiva da Tailândia e a criar fortes possibilidades de golo, embora a bola teimasse em não entrar. O equilíbrio reinou e, durante largos minutos, o marcador registou o 0-0.

Apesar dos esforços de Portugal em defender a sua baliza, foram os tailandeses os primeiros a abrir o marcador, ao minuto 16, pelos pés de Jirawat Sornwichian. A “seleção das quinas” teve de ir atrás do resultado e, ainda antes do intervalo, igualou o marcador com um livre marcado por Bruno Coelho. 

Estreia triunfante

Avizinhava-se uma segunda parte promissora, com ambas as equipas a dar tudo para alcançar a vantagem no marcador. Ricardinho, jogador português, ameaçou a baliza tailandesa, aos 23 minutos, mas o remate saiu ao lado e Portugal ainda teve de esperar para voltar a gritar “golo”. Aos 27 minutos, na sequência de um contra-ataque rápido de Erick Mendonça, nasceu o segundo golo português. Apesar das dúvidas quanto à validade do golo, a equipa de arbitragem acabou por confirmar e os portugueses conquistaram a vantagem na partida.

Pouco tempo depois, Zicky Té, jogador português, também quis brilhar e, aos 30 minutos, o jovem pivô fez o seu golo de estreia nesta competição. Num dos momentos mais marcantes da partida, Zicky dedicou o golo a Edu, guarda-redes português, ausência deste Mundial devido à  COVID-19. 

Portugal não quis ficar por aqui e, aos 32 minutos, os tailandeses foram novamente surpreendidos por mais um golo da “seleção das quinas”, nascido dos pés de Pany Varela. Um golo que assinalou o regresso do jogador à equipa portuguesa, depois de recuperar da COVID-19, e que estabeleceu o 4-1 para Portugal. A Tailândia ainda tentou encurtar a distância no marcador, mas Bebe mostrou-se presente e negou o golo ao adversário .

Em reações no final do jogo, Jorge Braz falou de um “jogo típico de início de uma grande competição” e salientou que apesar da boa prestação dos tailandeses, o resultado foi incontestável. Em relação aos três estreantes que marcaram, o técnico reforçou a importância dos golos e da confiança que tal acrescenta à equipa. Já Erick, jogador que deu a reviravolta ao resultado, realçou o “sentimento de orgulho e de dever cumprido” e sublinhou que é preciso ter “os pés assentes na terra” porque “foi apenas uma vitória” e ainda há muito para jogar. 

Portugal encerra assim a primeira jornada do Mundial, com uma vitória por 4-1, o que coloca a seleção de Jorge Braz no segundo lugar do Grupo C, com os mesmos três pontos de Marrocos, que goleou o próximo adversário de Portugal, as Ilhas Salomão, por 6-0. A contar para a segunda jornada do grupo C, Portugal tem encontro marcado esta quinta-feira, às 16:00h, frente à seleção ​​salomonense.

Artigo da autoria de Catarina Leite